sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A democracia do jeans: saiba como utilizar em todas as ocasiões

O jeans é o coringa mais utilizado no mundo e todo guarda-roupa tem, ao menos, uma peça desse tecido. Entra temporada, sai temporada, ele renasce, com novos cortes e lavagens. O mais bacana é que você pode combiná-lo com inúmeros acessórios e peças e formar tantos estilos quanto quiser. Aliás, vale lembrar que até o look "jeans com jeans" está com tudo e apareceu em coleções de grifes como Gap, Guess e Diesel.

Como a peça é básica, não vale pensar que fica bem apenas com aquilo que é mais elaborado. Jeans combina (e muito) com aquelas camisetinhas brancas que você tem no armário. Vale regata, camisete, camiseta podrinha. Aí basta colocar um colar de pedras coloridas ou um casaqueto e plim, look sem erro está pronto.

Se a ideia é sair durante o dia, coloque nós pés sapatos mais informais e descolados, como tênis ou botas confortáveis. Para a noite, a opção são os scarpins e as meia pata, as sandálias em tiras romanas ou as ankle boots de saltos, "poderosas para arrasar em qualquer situação", garante a consultora de moda Bia Kawasaki.

Com os tamanhos todos meio oversized, a camisa jeans ganha espaço nos guarda-roupas como must-have da estação. Ela fica bem tanto num look jeans total, com calça no mesmo tecido (mas lavagens diferentes), quanto como jaquetão, por cima de tudo. Se comprar um número maior pode aproveitar mais, até como vestido. Aí ela fica bem com uma boa meia-calça, um cinto para marcar a cintura e uma ankle boot pra fechar o visual.

Entre as peças que apareceram de fininho, mas prometem ficar até o verão chegar estão as jegging (as legging jeans). Mas é preciso ter cuidado na hora de usar, principalmente com relação ao formato do corpo. "Esta calça é ultra justa e deve ser usada por mulheres ultra finas", afirma Bia. "Dê preferência em combiná-las com blusas não tão justas para não ficar vulgar", completa. Arrematar o look com sapatos de salto, como os clássicos scarpins, é uma boa pedida.

Essas calças se parecem muito com as skynny, bem justinhas na perna, com a diferença básica dos bolsos, é claro. O modelo fica super atual com top de paetês, por exemplo, e uma jaqueta de couro - se for colorido, melhor ainda. As skynny ficam bem também com camisas sequinhas (e top por baixo). No pé, aposte em sapatilhas. Se o dia estiver mais frio, o sapato Oxford pode esquentar.

As jaquetas, mesmo super informais, também seguem regras. Como é inverno, cuidado para não deixar o umbigo à mostra. E quem tem peito maior deve preferir as mais longas. Para os outras, vale apostar na peça para despojar de vez qualquer look. Elas podem até combinar com um visual ‘glam’ se você usar a sua com peças de brilhos ou paetês. Pode apostar sem errar porque ela é sempre certeira.

Se você gosta de shorts, as peças em jeans caem muito bem tanto no verão quanto no inverno. O look completinho fica ótimo com ankle boots e camisas "folgadas" ou mesmo com uma blusinha simples e uma jaqueta. Se curtir colocar uma bota, utilize as de cano bem alto. Eles ficam bem com salto alto, regatinha básica e colares e pulseiras. No inverno, pode apostar em cachecóis. Como o short é normalmente bem irreverente, pode abusar dos acessórios informais.


Na hora de usar jegging, opte por uma blusa mais solta. Foto: look montado no site Polyvore.Usar skynny com top de paetês, jaqueta de couro e sapatilha é super atual. Foto: look montado no site Polyvore.Shorts fica ótimo com ankle boots e camisas mais folgadas. Foto: look montado no site Polyvore.Boyfriend jeans precisa ser usado com blusas mais sequinhas. Foto: look montado no site Polyvore.Jaqueta jeans Le Lis Blanc. Foto: divulgaçãoVest Levi's by Cat Power. Foto: divulgaçãoVestido Levi's. Foto: divulgaçãoSaia jeans combinada com camisa simples e um lenço no pescoço resultam em um visual sem erro. Foto: look montado no site Polyvore.
Na hora de usar jegging, opte por uma blusa mais solta. Foto: look montado no site Polyvore.

O mesmo vale para as saias, que fica bem com meia-calça, agora no inverno. Dependendo do corte, elas são chiques, clássicas e podem ser utilizadas em diversas ocasiões, como uma reunião com os amigos, uma noitada, ou mesmo em uma reunião mais formal. "As saias estão democráticas, tanto nos comprimentos como nas composições. Elas podem ser utilizadas em situações casuais e são modernas e femininas", ensina Bia. Uma camisa simples e um lenço no pescoço completam o visual sem erro.

Nenhum comentário: