quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como escrever melhor - Falta de elegância

Não basta se vestir bem, ter uma boa aparência, cabelos e unha sempre bem tratados etc. Bons profissionais também precisar escrever bem, redigir com elegância. Mas o que é escrever com elegância?
Em um bate-papo na esquina, com os amigos, ou em uma conversa em casa na hora do jantar, usamos uma linguagem informal. Correta, sim, ninguém fala nóis vai só porque está diante dos amigos ou parentes! Mas também nestas situações não estamos tão preocupados em caprichar no discurso, certo?
á diante de um chefe na empresa, numa entrevista para um novo emprego, entre colegas de profissão o cuidado é maior com a linguagem empregada.
Com os exemplos acima traçamos um paralelo entre as normas comum e culta da Língua Portuguesa. Norma comum é a que usamos nos ambientes e situações mais informais e a culta é a norma que deve ser empregada nas relações profissionais. Existe ainda a norma literária. Vejamos a aplicação de cada uma destas normas:
1. Norma comum: usada em conversas domésticas, programas de televisão da linha popular, reuniões informais de amigos.
2. Normal culta: usada em palestras, discursos, trabalhos científicos, comunicações empresariais etc.
3. Norma literária: usada em livros, poemas, contos, editoriais de jornais, artigos etc.
Ao usar a norma comum, um indivíduo consegue se comunicar com clareza em todos os níveis sociais, mas ao lançar mão da norma culta ele passa a se diferenciar dos demais profissionais. Por isso, vale a pena dedicar algum tempo à questão da elegância, tanto na fala, quanto na escrita.
De maneira geral, dominamos a norma comum, mas temos dificuldade com a norma culta. Cada vez mais, vamos simplificando nosso repertório, ou seja, usando pouquíssimas palavras, e tornando nosso discurso pobre. Vejamos alguns exemplos:
O professor procurava um novo emprego.
Não seria melhor dizer: o professor buscava um novo emprego?
Outro exemplo:
O jornalista apareceu na festa.
Ficaria melhor se disséssemos: o jornalista compareceu à festa.
Esta falta de elegância no texto e na fala fica mais evidente nas situações em que somos testados, numa entrevista, em uma apresentação no trabalho ou na faculdade. Nestas horas, quem nos ouve ou lê o que escrevemos, observa, geralmente, os seguintes quesitos:
- capacidade de elaboração do discurso
- seleção de palavras
- estilo
- criatividade
- riqueza vocabular
Mas o que podemos fazer para corrigir esta deficiência? O segredo é procurar adaptar a linguagem comum à norma culta. Ou seja, tornar nossos textos mais cultos, mais ricos, o que vai ajudar na formação de nossa imagem profissional. Uma pessoa bem articulada, que fala bem, expressa suas idéias com clareza sempre se destaca. Procure prestar a atenção e vai perceber que é verdade. E todos nós podemos aprender a falar e escrever com clareza e elegância, basta conhecer um pouco melhor a Língua Portuguesa e ampliar o vocabulário.
Que tal começar agora mesmo?! Leia com atenção os exemplos abaixo e procure perceber como palavras simples e inexatas podem ser trocadas por outras bem mais eficientes. Compare e veja como fica bem melhor.
1) Em meus textos, eu uso palavras elaboradas.
Em meus textos, eu emprego palavras elaboradas.
2) Ele terminou o projeto ontem.
Ele finalizou o projeto ontem.
3) Ao final do encontro, dividimos nossas experiências e impressões.
Ao final do encontro, compartilhamos nossas experiências e impressões.
4) Falamos sobre a questão, mas sem nos aprofundar.
Abordamos a questão, mas sem nos aprofundar.
5)Chegou no rapaz e anunciou o assalto.
Abordou o rapaz e anunciou o assalto.
6)Já eram duas da madrugada, quando acabamos a reunião.
Já eram duas da madrugada, quando encerramos a reunião.
7) A empresa não aceita funcionários por apenas meio período.
A empresa não permite a contratação de funcionários por apenas meio período.
8) A crise entre patrões e empregados foi resolvida com o acerto dos salários.
A crise entre patrões e empregados foi solucionada com a correção dos salários.
9)Paulo achou incorreta a atitude do irmão.
Paulo julgou incorreta a atitude do irmão.
10) Depois de 11 dias na casa da avó, Mariana já havia se acostumado com a rotina.
Depois de 11 dias na casa da avó, Mariana já havia se habituado à rotina.
11) Os estagiários levaram as caixas para a nova sede.
Os estagiários transportaram as caixas para a nova sede.
12)A polícia chamou os envolvidos para prestar depoimento.
A polícia intimou os envolvidos para prestar depoimento.
13) O técnico colocou a antena na posição certa e a televisão voltou a funcionar.
O técnico posicionou corretamente a antena e a televisão voltou a funcionar.
14) O atentado de 11 de setembro atrapalhou a vida dos imigrantes nos Estados Unidos.
O atentado de 11 de setembro dificultou a vida dos imigrantes nos Estados Unidos.
15)As irmãs de caridade dão refeições aos moradores de rua em Jaú.
As irmãs de caridade fornecem refeições aos moradores de rua em Jaú.
16)As contratações de novos funcionários foram cortadas.
As contratações de novos funcionários foram suspensas.
17)Paulo foi convidado para dirigir o departamento de vendas.
Paulo foi convidado para gerenciar o departamento de vendas.
18) O presidente disse que vai tomar medidas severas para acabar com a onda de seqüestros.
O presidente anunciou que vai tomar medidas severas para acabar com a onda de seqüestros.
19) - Sinto muito, chefe, mas acho que o senhor está errado!
Sinto muito, chefe, mas acho que o senhor está equivocado!
20) Marta dá aulas no Colégio Rio Branco.
Marta leciona no Colégio Rio Branco.
21) Roberto foi tirado da lista de melhores jogadores do Estado de São Paulo.
Roberto foi excluído da lista de melhores jogadores do Estado de São Paulo.
22) O diretor faltou hoje.
O diretor precisou se ausentar
Ou ainda
O diretor não compareceu hoje.
23) Olhe com atenção este relatório.
Estude com atenção este relatório.
24) Cláudio está pedindo um aumento salarial.
Cláudio está solicitando um aumento salarial.
25) Acredita-se que ele tenha pegado aids devido ao uso de seringas contaminadas.
Acredita-se que ele tenha contraído o vírus da aids devido ao uso de seringas contaminadas.
26) Ele prometeu pensar e depois dizer o que decidiu.
Ele prometeu refletir e depois anunciar a decisão.
27) O policial fez muitas perguntas às testemunhas.
O policial interrogou as testemunhas.
28) A saúde do paciente está pior.
O quadro do paciente se agravou.
29) O ministro da Justiça deixou o cargo.
O ministro da Justiça renunciou.
30) Precisamos separar as melhores fotos para a exposição.
Precisamos selecionar as melhores fotos para a exposição.
31) Depois da guerra, só sobraram as duas torres da igreja, toda a cidade estava em ruínas.
Depois da guerra, só restaram as duas torres da igreja, toda a cidade estava em ruínas.
Foram 31 exemplos, mas esta lista poderia chegar a 100, 200 ou 1000 exemplos facilmente. Se pegarmos um dicionário e procurarmos o significado da palavra separar, por exemplo, vamos encontrar dezenas de sinônimos, um perfeito para a frase que temos que redigir. O segredo da elegância na redação está exatamente aí, na busca da palavra mais adequada para cada situação. Isso mostra que o autor tem um bom vocabulário e sabe empregar as palavras certas na hora certa.
Não poderíamos de forma alguma encerrar este capítulo, cujo tema central é elegância, sem falar da apresentação dos nossos trabalhos. Um texto bem redigido conta pontos para o autor, mas é preciso que esteja também muito bem apresentado. Hoje os computadores e seus programas de processamento de textos nos ajudam e muito a escrever. É possível escolher o tipo de letra, o tamanho (corpo), alinhar à esquerda ou à direita, mudar as cores etc. Tudo muito fácil e rápido. Dedique algum tempo para conhecer melhor o seu processador de textos e os recursos que ele oferece. Não deixe de lançar mão, por exemplo, do corretor ortográfico e mantenha a impressora sempre em bom estado. Um texto bem redigido, mas impresso em um papel sujo ou manchado de tinta não é nada elegante.
Texto escrito por Laurinda Grion - escritora e diretora dos Cursos Grion. Cursos oferecidos pela escola: Redação Empresarial, Etiqueta & Marketing Pessoal, Inglês, Atualização Gramatical & Redacional e A Nova Secretária. O telefone para mais informações é (11) 5539-4265 e o site é www.cursosgrion.com.br.

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