terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cuidados com a sua pele


Assim como no verão, o inverno pede cuidados no dia a dia

Quando o frio chega, está na hora de tirar os casacos e as roupas mais quentes do armário. Mas também é o momento de cuidar ainda mais da sua pele. A atmosfera seca, típica desta estação na maioria dos estados brasileiros, tende a ressecá-la. E o próprio clima não estimula a hidratação do nosso organismo, porque raramente sentimos sede como no verão.

Uma regra é válida para qualquer época do ano: beber bastante água. “No inverno, esquecemos de tomar líquidos e a pele fica mais seca”, ressalta Jozian Quental, membro da Academia Americana de Dermatologia.

Há também outras maneiras complementares para manter a pele, o maior órgão de nosso corpo, hidratada. “Nesta época do ano, devemos passar sabonetes suaves e cremes hidratantes com mais poder de lubrificação e proteção”, ressalta a dermatologista Ligia Kogos. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, ela tem uma linha de cosméticos no seu nome e atende mais de 37 mil pacienters em sua clínica. Muitas delas são celebridades.

É neste período também que devemos prestar mais atenção aos lábios e passar emolientes – emulsões de água em óleo – para evitar rachaduras. Você pode usar protetores em forma de batons incolores, que contenham óleos, umectantes – compostos sintéticos que mantêm a pele umedecida , filtros e silicones. “A boca fica bonita, saudável e bem natural”, ensina Ligia.

Para as mãos, especialmente para quem precisa lavá-las com frequência, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens dão grande sensação de conforto e bem-estar. É o que afirma a especialista.

Água quente é problema

É comum, no inverno, que as pessoas abusem dos banhos quentes e longos. “A temperatura elevada remove toda a camada de gordura da pele (chamada de manto lípico), por isso, ocorrem as descamações”, explica a dermatologista Jozian.

De acordo com ela, alguns fatores contribuem ainda mais para o ressecamento da pele. “Estar na menopausa, fazer natação em piscina aquecida, frequentar sauna seca, tomar banhos quentes e demorados, principalmente com todas as janelas e portas fechadas, intensificam a remoção de gordura da pele.”

A dica é optar por banhos mornos, abrindo uma ventilação no banheiro, para que o calor não fique concentrado no ambiente. As regiões do corpo mais atingidas, em geral, são pernas e braços. Segundo Jozian, vale passar um óleo pré-banho. O ideal é que o produto seja aplicado e fique na pele por pelo menos cinco minutos antes de você entrar no chuveiro.

Usar sabonetes que tenham hidratante em suas composições também é uma arma eficaz para manter um aspecto mais saudável e bonito. Passar cremes e loções no corpo após o banho é fundamental, assim como “ligar um aquecedor no banheiro para aquecer o ambiente e, assim, reduzir a temperatura do banho”, ensina Jozian.

Dove com óleos

Com quatro fragrâncias e óleos naturais com agentes emolientes, o sabonete Dove Cream Oil é o único em creme a ter elementos atuando em conjunto para promover a limpeza e hidratação na medida certa. A composição garante uma hidratação 10 vezes maior que a de sabonetes comuns. Depois, você pode escolher um hidratante Dove de sua preferência. Dessa forma, você relaxa no banho e ainda hidrata sua pele.

Nenhum comentário: