quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Saúde para sua vida Banque a otimista e faça em casa cremes para a pele, pés, mãos e cabelos

Você sabia que dá para fazer um monte de produtos de beleza em casa? Cremes para o rosto, para o cabelo, para os olhos...existe uma infinidade de receitas naturais que você pode preparar com ingredientes bem baratos. “É preciso tomar cuidado para algumas frutas ou ervas não irritarem a pele, principalmente se a pessoa toma muito sol”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho.

Aproveite seu dia de folga e as sugestões de Adriana para criar seus próprios cremes.
As receitas podem ser aplicadas em homens e mulheres.

Máscaras caseiras
- Coloque folhas de hortelã em água gelada.
Deixe as folhas sobre o rosto por cerca de 15 minutos. Você também pode usar gaze para
aplicar. “Tem ação antiinflamatória e calmante.”
- Misture iogurte natural e flocos de aveia e passe na pele. “A aveia tem poder hidratante e as proteínas do iogurte melhoram a textura da pele”, diz a dermatologista.

Para esfoliar a pele
É importante para eliminar o excesso de sujeira acumulada na derme, camada externa da pele, antes de limpar ou hidratar. Acrescente sal grosso e açúcar a uma mistura de óleo de semente de uva e esfregue em todo o corpo. “Deixa a pele mais uniforme”, diz Adriana.

Olheiras
Embeba o chá de camomila em compressas e coloque sobre os olhos, na hora de acordar e antes de deitar. “É uma receita antiga que elimina as bolsas e diminui o inchaço”, diz Adriana.
A mistura de hortelã também atua nas olheiras.

Cabelos
Misture clara de ovo, gérmen de trigo, mel e um óleo essencial (pode ser de uva, amêndoa, encontrados em casas de produtos naturais e em algumas farmácias) e deixe por no mínimo uma hora. “A clara tem proteína e melhora a fibra do cabelo. O mel dá brilho e fecha as cutículas dos fios, que regeneradas melhoram todo o cabelo.” Para aplicar, lave o cabelo antes e deixe a mistura secar. Quanto mais tempo você deixar, melhor o resultado.

Pé e Mão
Para deixá-los macios, sem o ressecamento típico da região do calcanhar, aqueça óleo de amêndoa em banho maria, depois passe o óleo nos pés e nas mãos e, sem secar, coloque uma luva de algodão e uma meia antes de dormir.

Clareador natural
O leite e a camomila são clareadores naturais. Passar chá de camomila nas mechas do cabelo ou leite sob o sol dá brilho e muda a cor.

Lábios ressecados
Aplique vaselina líquida ou sólida antes de deitar. Funciona tão bem quanto um brilho labial com hidratante.

Nenhum comentário: