segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Violência contra a mulher

Mediante pesquisas nos blogs sociais acheiinteressante destacar aspectos relevantes a temática apresentadamundialmente, a violência contra a mulher, no Brasil destaca-se a leiMaria da Penha lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional esancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 deagosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está oaumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quandoocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foipreso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
A introdução da lei diz que : cria mecanismos para coibir a violência domésticae familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da ConstituiçãoFederal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas deDiscriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana paraPrevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre acriação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de ExecuçãoPenal; e dá outras providências.
A lei alterou o Código PenalBrasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbitodoméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisãopreventiva decretada, estes agressores também não poderão mais serpunidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempomáximo de detenção previsto de um para três anos, a nova lei aindaprevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e aproibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.
Criticas Positivas que destacar:
Detençãodo agressor sem ser em flagrante delito,os processos de violênciadoméstica passam a ter caráter de urgência, apresentação do detido aojuiz pode ocorrer no prazo máximo de 48 horas.A vítima passa a ter oestatuto de vítima a partir do momento em que apresenta queixa formal.A lei vai ser mais abrangente de modo a incluir outros casos(homossexuais, por exemplo), Casas de abrigo exclusivas para mulheres,com âmbito alargado para acolher vítimas de tráfico humano.
Criticas Negativas que destacar:
Algunscríticos alegam que, embora mais rara, a violência contra o homemtambém é um problema sério, minorizado pela vergonha que sentem emdenunciar agressões sofridas por parte de companheiras agressivas. Écaracterizada pela coação psicológica, estelionato (como casamentos porinteresse), arremesso de objetos e facadas.
Um dos pontos chave éque o artigo 5º da constituição garante direitos iguais a todos,portanto o termo "violência contra a mulher" é incompleto, pois separaa violência "[...] contra as mulheres dos demais".
Uma outra críticavem do delegado Rafael Ferreira de Souza, ele afirma "Quantas vezespresenciei a própria mulher, vítima de uma ameaça ou de uma lesãocorporal, desesperada (literalmente) porque seu companheiro ficariapreso [...]".

Contudo, recomendo assistirem o filme Colcha deretalhos. A Sinopse do filme é conhecer um pouco mais sobre as coisasfemininas, com Winona Ryder e Anne Bancroft.
A protagonista, umajovem angustiada por causa de sua relação amorosa com um rapaz, decidepassar um tempo na casa da avó materna, para, assim, poder refletirsobre seus sentimentos.
Chegando lá, ela revive uma experiência jámuito conhecida, desde a infância. Sua avó reúne algumas amigas paraexecutarem trabalhos manuais, como bordados e costuras. Elas se vêemassiduamente e neste cenário as mulheres acompanham as vidas umas dasoutras. Com a presença da neta, elas decidem tecer uma colcha deretalhos como presente de casamento. Cada uma, então, se incumbe debordar seus retalhos para no final juntarem as peças e comporem acolcha. O interessante é que não são retalhos quaisquer, mas quadradosque contêm a estória amorosa de cada uma. As figuras ou desenhos arepresentam, de alguma maneira.
A jovem, provavelmente movida pelomomento conflituoso por que passa, acaba conversando com cada umadelas, onde tem a oportunidade de ouvir relatos vivos sobre essasexperiências.
Daí em diante, passamos a conhecer os vários contos deamor, com a sua beleza, tristeza, decepções e esperanças, as versõesfemininas sobre seus homens e a relação com eles.
É possívelobservar, no filme, o comportamento da mulher frente ao homem, seusanseios, renúncias, sofrimentos e prazeres em relação a ele.
O olhardo homem sobre a mulher é algo muito importante porque confirma a ela asua condição feminina. Por isso o pai é figura fundamental na formaçãoe na identidade feminina.
Há um momento no filme em que a avó cobrea neta com a colcha, já pronta. Ali, é como se a jovem estivesse sendocoberta por todas as estórias de amor e feminilidade que representamaquelas mulheres. E, de fato, podemos pensar que, de uma forma ououtra, nós somos cobertos, desde o nosso nascimento pelas colchastecidas com as experiências, mitos, tradições, permissões e proibiçõesque, ao longo de várias gerações, vão marcando nossos caminhos.
Pensoque seria um interessante exercício tentarmos reconstituir nossas“colchas”, descobrindo e conhecendo os possíveis retalhos que asconstituem. Que características teriam: leves, pesadas, coloridas,sombrias, vivazes ou mórbidas? Conhecendo um pouco sobre elas, comopoderíamos cuidar para que se tornem acolhedoras e promotoras da vida?




Um comentário:

Unknown disse...

QUEA MUITO A COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE VCS NESTE BLOG
SOFRIDAS POREM FORTES!
VEJA ESTE BLOG MULHERES FORTES LONGE DE HOMENS CHUPINS!!!!

http://pravocemulheratual.blogspot.com/