quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Controle Emocional - primeiros passos

Não é um método exato. E talvez essa exposição necessite ser ampliada em posts futuros. Mas vou registrar aqui como alcancei o controle emocional - e tentarei ajudar você (homem ou mulher) a conseguir.

O método é simples e aprendi quando eu era evangélico (hoje sou ateu mas o processo é praticamente o mesmo). Como a principal desculpa dos "pecadores" era "que aconteceu" ou que "a carne é fraca" o pregador jogou uma mensagem interessante: Davi e Golias.

O primeiro passo do processo para vencer "a carne" e reprimir desejos "inconvenientes" é FICAR LONGE DO CAMPO DE BATALHA. Sim, ficar longe. Se você sente atração por uma pessoa e deseja manter contato físico ou a proximidade você logo logo vai "cair em tentação". Ficar longe é uma medida urgente, já que dominar o pensamento (fonte de todo prazer) é mais difícil e demora mais. Imagine se Davi fosse lutar corpo-a-corpo com Golias (muito maior que ele) com espada e sem armadura? Davi iria ser estraçalhado! O que Davi fez? FICOU LONGE!

Então, meu amigo e minha amiga (lembre-se que não sou pastor, sou ateu), se você quer se manter fiel então mantenha certa distância de quem você se sente atraído. Atração é automática mas atitudes são voluntárias.

O segundo passo é o controle do pensamento. Quando Davi derrubou Golias (no seu caso, caro leitor, quando você já estiver distante da  pessoa desejada), logo em seguida pegou uma espada e cortou a cabeça do gigante. Se ele não o fizesse, Golias voltaria mais furioso e com mais força. A mesma coisa é tentar fugir de alguém e não tirar ela do pensamento: quando você a ver, vai ficar mais descontrolado(a) que do que antes. Aqui a coisa fica mais complexa, tentarei detalhar essa parte em posts futuros, mas por enquanto, vejamos alguns truques práticos:

  • - Terapia ocupacional - Se ocupe. Dê atenção ao que faz, faça bem feito, seja o melhor, deixe todos ao seu redor impressionados com sua disposição e criatividade. É o primeiro passo pra libertar o pensamento. Mas se você ficar deitado, sem fazer nada, aí os "maus" pensamentos vão aparecer.
  • "Um pássaro pode passar por sua cabeça mas só faz um ninho nela se você deixar" - Pensar é inevitável. Mas manter um pensamento é opcional. Identifique os fatores (galhos do ninho) que estão vindo à sua cabeça. Lembrar da face ou da barriguinha, por exemplo, é um fator, um galho do ninho que está tentando se instalar. Ajude o seu parceiro (dando menos comida e comida menos gordurosa, por exemplo) a emagrecer um pouco, se for o caso. Atração é importantíssimo na vida de um casal e deve ser mantida - se ele(a) não fizer esforço nenhum neste sentido então vocês estão a um passo a mais do fim.
  • - Lembre que ninguém é perfeito - A ilusão da perfeição acontece ao contemplar algo de longe. O Universo é perfeito, as celebridades são perfeitas e eu digitando no meu teclado preto do outro lado da tela sou perfeito, tudo de longe é perfeito. No final das contas, muitas vezes, se você conversar cara a cara com uma pessoa assim (supostamente perfeita) vai descobrir que ela é alguém normal, talvez até com mentalidades ridículas, um fedor desgraçado e um ferrado na vida.

Bem, espero que tenhamos começado nossa jornada pra voltarmos a ter relacionamentos mais sólidos e honrados através da repressão de determinadas sensações. A frieza algumas vezes é algo necessário. Não somos contra o sexo (na verdade, somos bem a favor) nem contra a liberdade de falar sobre sexo. Somos contra a infidelidade, a falta de maturidade e a falta de foco/objetivos.
por Renato Rabelo.

Nenhum comentário: