terça-feira, 27 de março de 2012

Relacionamentos


Por Caroline Martins

Palavrinha complicada é relacionamento, tão complicada quanto a sua praticabilidade. Sempre me pergunto se relacionamento é mesmo tão complicado ou nós que complicamos? Acredito que temos essa tendência de complicar mesmo, alguns por traumas, outros por medo ou simplismente receio de arriscar.

Quem foi que disse que relacionamentos tem um tempo determinado para acontecer ou prazo certo para se viver? Que deve ser baseado em cobranças, ou que se entrarmos em um devemos deixar de sermos como antes?

O erro primordial cometido num relacionamento é a expectativa que criamos em cima da outra pessoa, é esperar que ela seja e faça tudo como gostaríamos que fossem. Isso é errado, se nos encantamos por alguém, nos encatamos justamente pelo que esse alguém é, por que então querer mudar. Por que projetar no próximo algo que gostaríamos que fizessem ou  fossem por nós. Não queremos ter alguém que concorde com tudo que somos e fazemos 24h por dia. Queremos alguém para somar, alguém que também queira arriscar.

De fato quando nos propomos a manter uma relação almejamos que entre os envolvidos exista  fidelidade, companherismo, mas é preciso acima de tudo ter confiança, sinceridade entre ambas as partes. Uma certa vez ouvi alguém dizer “ descobri que se não quer ser cobrado, é melhor ficar sozinho” então respondi  que isso também tinha conseqüência, pois sempre seria sozinho. Precisamos deixar a ingenuidade de lado, sempre irá existir cobranças e acredite em qualquer relação, o segredo então é saber administrá-la, não permitir que ela se torne excessiva e destruidora.

Sentimentos devem ser recíprocos, num relacionamento as duas partes tem que querer está juntos, se não nunca funcionará.  Um relacionamento tem que ser baseado no respeito mútuo, em sentimentos e emoções como paixão, amor. É preciso entender que a vida é feita de momentos, o hoje, o agora, amanhã pode ser tão diferente. Para que perder tempo tendo medo, se cobrando demais ou esperando que o companheiro(a) realize o que desejamos, sejamos nós e sejamos livres.

Nenhum comentário: